Santos, SP, distribui abafador de ruído para pessoas com hipersensibilidade auditiva; veja como retirar dispositivo
18/12/2024
Objetivo é fazer com que todos moradores aproveitem os eventos independente das próprias condições físicas. Retirada dos abafadores acontece em sete pontos da cidade. Santos, SP, distribui abafador de ruído para pessoas com hipersensibilidade auditiva
Divulgação/Prefeitura de Santos
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, distribui abafadores de ruído para pessoas com hipersensibilidade auditiva. A ação faz parte da iniciativa 'ProteSom', que tem o objetivo de fazer com que moradores com tal condição aproveitem eventos, como Réveillon, aniversário da cidade, Carnaval, entre outros.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a prefeitura, a 'ProteSom' é fruto de uma parceria entre as secretarias de Cultura (Secult) e da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher).
Os abafadores começaram a ser distribuídos gratuitamente em sete pontos da cidade, incluindo morros, Zona Noroeste e Área Continental. Segundo a administração municipal, o dispositivo está em conformidade com os parâmetros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Ainda de acordo com a prefeitura, o abafador proporciona um ambiente mais acolhedor e favorável para pessoas com a hipersensibilidade, que é comum em casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Distribuição
Em uma primeira etapa, os dispositivos são entregues apenas para quem possui a Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Deficiência ou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).
Quem não possui, pode solicitá-la no setor de Protocolo da prefeitura. Para isso, é necessário agendar o atendimento no Poupatempo de Santos, que fica na Rua João Pessoa, no Centro.
Já no protocolo, é necessário apresentar uma foto 3x4, além do RG e CPF, originais e cópias, do interessado e do responsável (quando for o caso), cópia de comprovante de residência de Santos atualizado (90 dias) e original e cópia do laudo médico com o CID e CRM legível. O prazo para a emissão é de 35 dias.
Retirada dos abafadores
Para retirar o abafador, é necessário apresentar uma das carteiras, o documento de identificação e comprovante de residência em algum dos pontos disponíveis. Confira os endereços e horários de atendimento:
Semulher - Casa da Cidadania
Rua XV de Novembro, 119, Centro Histórico
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Casa da Mulher
Avenida Rangel Pestana, 150, Vila Mathias
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Condefi - Estação da Cidadania
Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
Shopping Parque Balneário
Avenida Ana Costa, 549 (piso superior, próximo aos terminais bancários - Gonzaga)
De 18 a 31 de dezembro, no horário de funcionamento do shopping
Conselho Tutelar da Zona Noroeste
Avenida Nossa Senhora de Fátima, 456, Santa Maria
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Prefeitura Regional dos Morros
Avenida Santista, 740, Nova Cintra
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
Prefeitura Regional da Área Continental
Praça Encarnación Alves Corpaz s/nº, Caruara
De segunda a sexta, das 9h às 16h.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos