Sessões de Cinema do Pontos Mis para Novembro
- 22/11/2024
- 0 Comentário(s)
CULTURA - Gratuitas, as sessões começam nesta sexta-feira (22) e acontecem no Instituto Believe, no Gabinete de Leitura José Rosendo e na Associação Vida Ativa
Itanhaém recebe, a partir desta sexta-feira (22), quatro sessões de cinema do programa Pontos MIS. Por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém, todas as sessões são gratuitas e acontecem no Instituto Believe (Rua Emídio Pereira de Castro – Guapiranga), no Gabinete de Leitura José Rosendo (Praça Carlos Botelho, 149 – Centro) e na Associação Vida Ativa (Rua Mogi das Cruzes – Estância Santa Cruz).
Na sexta-feira (22), a partir das 9 horas, a produção nacional “Passo a Passo: A História do Ballet de Paraisópolis” (2023) retorna à programação, desta vez no Instituto Believe. Dirigido por Raphael Scire, o documentário conta a história do Ballet Paraisópolis em 2022, 10 anos após sua criação, por meio de sua fundadora, a coreógrafa, bailarina e professora Monica Tarragó, que abre seu acervo de uma década e mostra como seu sonho de fazer algo para mudar a situação de vulnerabilidade e desigualdade em Paraisópolis se tornou uma história sobre arte, resistência e esperança em uma das maiores favelas de São Paulo.
Ainda na sexta-feira, a partir das 19h30, o Gabinete de Leitura José Rosendo realizará a projeção do clássico “Farrapo Humano” (1945), de Billy Wilder. No filme, um escritor alcoólatra luta contra o vício e tenta recomeçar sua vida: Don Birman sonhava ser escritor, mas não consegue seu objetivo por estar sofrendo de um bloqueio. Assim, completamente dominado pelo álcool e passa a ter como única meta obter dinheiro para continuar se embriagando, se esquecendo que as pessoas que o rodeiam sofrem por vê-lo neste estado e tudo fazem para afastá-lo da bebida. Mas enquanto a namorada, Helen St. James, editora de uma revista, quer ajudá-lo, ele bebe cada vez mais.
Já no dia 25 de novembro, a partir das 8h30, o Gabinete de Leitura José Rosendo exibirá o documentário nacional “Mar Brasileiro”, de Luciano Oreggia. Neste documentário, a jovem pesquisadora Katharina Grisotti percorre a costa brasileira para conhecer de perto projetos ambientais com foco na preservação dos mares brasileiros. Na jornada Katharina, encontra muito mais do que boas iniciativas. A pesquisadora se depara com histórias de vida, que como a dela própria, escolheram seguir o caminho da proteção ambiental e com suas ações estão ajudando a melhorar o mundo.
Para finalizar a programação, no dia 30 de novembro, a partir das 18 horas, a Associação Vida Ativa recebe o documentário Triunfo (2014), de Cauê Angeli. Produção nacional, Triunfo conta a história do hip hop através da trajetória do coreógrafo (e pioneiro) Nelson Triunfo. Ativista e dançarino, Nelson ajudou a erguer os pilares da cultura hip hop no Brasil, influenciando DJs, MCs, grafiteiros, b-boys e músicos.
Fonte: Prefeitura de Itanhaém